Toxoplasmose

É uma doença causada por um protozoário chamado toxoplasma gondii, que pode ser transmitida para animais de sangue quente, ou seja, mamíferos (incluindo o homem) e aves.

O gato, quando está doente, é o único animal que pode eliminar os cisto (ovos) do toxoplasma nas fezes, por isso há uma grande preocupação por parte das pessoas que tem gatos. 

Os  cistos, quando nas fezes dos gatos, devem ficar expostos ao ambiente por no mínimo 24 horas para virarem esporos, e assim tornarem-se infectantes. 

As formas de contaminação são as mesmas para o homem e animais. Ocorre através do contato com as fezes do gato contendo esporos, água, verduras e frutas mal lavadas e contaminadas por esses esporos, e nos carnívoros (incluindo o homem), pela ingestão de carne contaminada crua ou mal cozida. 

Tanto em animais como no homem, dificilmente há a manifestação da toxoplasmose, pois geralmente o orgamismo consegue combater a infecção. O problema está naqueles que tem a imunidade baixa (portadores de HIV, câncer), os quais não conseguem combater a infecção e adoecem.

Se a infecção acontecer em uma mulher grávida, o bebê poderá nascer com problemas como cegueira ou surdez. Por isso é importante fazer o pré-natal, para tomar os cuidados necessários. 

Mas calma! Não é necessário se desfazer de seus gatos! Cerca de 50% das pessoas têm anticorpos contra a doença e não correm o risco de ficar doentes. Caso a pessoa não tenha anticorpos, algumas medidas básicas e simples devem ser tomadas (inclusive as gestantes):

 

    1. Não comer carne crua ou mal cozida,
    2. Beber água de fonte confiável ou fervida, lavar bem frutas e verduras,

 

E para grávidas além dos cuidados acima, não manipular carne crua e não mexer na terra de jardim sem luvas,

Lembrando: os cuidados são para grávidas que não têm anticorpos contra a doença

 

E para animais:

    1. Evitar que fiquem soltos nas ruas, para não contrair doenças,
    2. Vaciná-los e vermifugá - los corretamente, mantendo-os sempre saudáveis,
    3. Limpar a caixa sanitária de gatos diariamente, 

 

Como vemos, não é necessário pânico ou medidas drásticas, mas somente cuidados que temos no dia-a-dia como higiene e limpeza.